Óculos de Segurança | Por que devemos usá-los?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Óculos de Segurança | Por que devemos usá-los?


É difícil pensar em qualquer local de trabalho que não enfrente perigo de lesões nos olhos provocadas por objetos voando, clarões, líquidos, respingos, radiação Ultravioleta ou Infravermelho ou outros riscos. Os óculos de proteção foram modernizados para nos proteger destes perigos.

E devemos usá-los simplesmente porquê, usar uma proteção adequada aos olhos no trabalho, pode evitar milhares de lesões oculares.

As lesões oculares comuns que ocorrem no trabalho podem resultar de produtos químicos ou objetos estranhos no olho e cortes ou arranhões na córnea. Outras causas de lesões incluem salpicos com graxa e óleo, queimaduras de vapor, exposição à radiação ultravioleta ou infravermelha, e madeira voadora ou chips metálicos.

Dois principais motivos pelos quais os trabalhadores experimentam lesões oculares no trabalho são porque eles não usaram proteção para os olhos, ou porquê estavam usando um tipo de proteção incorreta para o trabalho.

Você pode ficar chocado ao saber que 68% de todos os trabalhadores que deveriam usar óculos não o fazem. Uma pesquisa revelou que apenas dois terços dos trabalhadores que sofreram lesões nos olhos, disseram que óculos de proteção eram fornecidos no seu local de trabalho. Isto porquê os trabalhadores não solicitam ou exigem o uso, e mesmo porquê desconhecem a possibilidade de adaptar lentes corretivas nos óculos de segurança.

Outras barreiras para o uso citadas pelos 215 entrevistados incluiam “falta de estilo/conforto,” “incômodos no desempenho do trabalho,” “os trabalhadores não foram informados da importância do equipamento,” “indiferença” e “negligência.”

Dentre os acidentes oculares de trabalho, 6% causam problemas irreversíveis. No Brasil, o acidente ocular é a principal causa de cegueira em um dos olhos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que os acidentes ocupacionais oculares correspondam a 150 mil casos por ano, com maior frequência entre homens na faixa etária de 20 a 40 anos, quando se está no auge da produtividade. Como este órgão é muito sensível, uma contusão ou descuido pode ter desfechos dramáticos. Apesar dos grandes avanços da medicina na área oftalmológica, os danos nem sempre são reversíveis.

Quais são os possíveis perigos oculares no trabalho?

Possíveis perigos oculares contra os quais a proteção é necessária no local de trabalho são:

- Projéteis (poeira, concreto, metal, madeira e outras partículas)

- Produtos químicos (salpicos e fumaça)

- Radiação (especialmente luz visível, radiação ultravioleta, radiação de calor ou infravermelho e lasers)

- Patógenos transmitidos pelo sangue (hepatite ou HIV) do sangue e fluidos corporais

O tipo de proteção de óculos de segurança que você deve usar depende dos perigos em seu local de trabalho:

Se você estiver trabalhando em uma área com partículas, objetos voadores ou poeira, você deve pelo menos usar óculos de segurança com proteção lateral (escudos laterais).

Se você estiver trabalhando perto de radiações perigosas (soldagem, lasers ou fibras ópticas), você deve usar óculos de proteção de propósito especial, óculos de proteção, protetores faciais ou capacetes projetados para essa tarefa.

Além disso, os empregadores precisam tomar medidas para tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível. Isso inclui:

- Realização de uma avaliação do risco visual do local de trabalho.

- Removendo ou reduzindo os riscos oculares sempre que possível.

- Fornecer óculos de segurança apropriados e exigir que os funcionários a usem.

A 30 anos que o Casarão do Óculos fornece várias opções de óculos de segurança e adaptações de lentes corretivas.

Saiba mais!!! >>>>

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page