Enxergue melhor com Água!
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Enxergue melhor com Água!


A água é uma substância essencial para nosso corpo, pois é ela que mantêm nossos órgãos funcionando propriamente. A desidratação acontece quando não ingerimos líquido suficiente para repor a perda de água do nosso organismo.

No nosso dia a dia perdemos água de diversas maneiras, sendo as principais através do suor e da urina, mas também acontece quando vomitamos, temos diarreia, ingerimos bebidas alcoólicas ou caso tenhamos diabetes. Se essa água não for reposta, corremos um sério risco de ficar desidratados. Acho que isto você já sabia...

água olho seco

Mas...
Você sabia que a desidratação pode causar problemas de visão.

Isso acontece porque, quando nosso nível de hidratação está abaixo do normal, nosso corpo começa a preservar os fluidos que ainda possui para manter as funções vitais, o que nos leva aos sintomas costumeiros de desidratação: boca seca, sede, dor de cabeça, câimbra, tontura, sonolência, diminuição na quantidade de urina produzida e até mesmo redução da quantidade de lágrimas produzidas. E esse é o ponto chave.

A diminuição da produção de lágrimas também reduz a lubrificação dos olhos, o que causa o estresse ocular, o olho seco, entre outras coisas.

Agora vejamos como isso afeta nossos olhos e a nossa visão.

Olho Seco

olho seco

As lágrimas são substâncias essenciais para a manutenção da lubrificação dos olhos e de uma boa visão. Elas também servem para impedir que alguma sujeira ou objeto estranho que entre no olho permaneça nele e acabe arranhando a córnea e causando alguma infecção. Como já dissemos, quando ocorre a desidratação, nosso corpo reduz ou para completamente de produzir lágrimas para minimizar a perda de água do organismo, causando então o olho seco. Ou seja, seu olhos ficam sem lubrificação e, consequentemente, expostos a um perigo maior de infecção.

Se seus olhos ficam frequentemente irritados, sua visão turva e/ou você sente como se tivesse alguma sujeirinha dentro do seu olho, provavelmente você está com o olho seco. Nesse caso o que se deve fazer é beber bastante água e usar colírios lubrificantes para amenizar os sintomas e retirar qualquer sujeira que tenha ficado nos seus olhos.

Estresse Ocular

stress ocular

Outro problema muito comum causado pela desidratação é o estresse ocular. Isso acontece porque, quando o olho não está propriamente lubrificado, ele tem que passar mais tempo e se esforçar mais para se focar.

Ele também pode ocorrer quando ficamos muito tempo assistindo televisão, usando o computador ou encarando algum tipo de tela/monitor; isso porque forçamos muito os olhos ao executar essas atividades e também porque normalmente esquecemos de piscar, deixando o olho seco e causando ainda mais estresse.

Os sintomas do estresse ocular incluem visão turva, visão dupla, dor de cabeça e fadiga ocular. Caso ocorram devido a desidratação, o único remédio é tomar bastante água pra reidratar o corpo e seus olhos, mas você também pode piscar, descansar os olhos e fazer uma massagem para aliviar os sintomas enquanto vai bebendo.

Evitando A Desidratação

beba água

Para garantir que você tenha olhos saudáveis, você deve evitar a desidratação o máximo possível, pois ela não só é prejudicial para seus olhos e para o corpo inteiro, como, se não tratada, pode causar dano cerebral, convulsões e até a morte.

Para ficar hidratado você deve beber cerca de 2 litros de água por dia. Esse número não é específico porque, se você praticar algum esporte e suar bastante durante o dia ou estiver com diarreia ou vômito, seu corpo necessitará de mais água para repor o que foi perdido. Você também deve reduzir a quantidade de cafeína e bebidas alcoólicas, além de adotar o hábito de não esperar ficar com sede para beber água. Se você está com sede quer dizer que já está desidratado.

Uma boa ideia é sempre levar um garrafa d`agua na bolsa ou na mochila para poder ir tomando durante o dia. Também certifique-se de tomar bastante água quando estiver praticando alguma atividade física.

VÁ REGULARMENTE AO OFTALMOLOGISTA - OPTOMETRISTA!

Além de se manter hidratado, vá regularmente ao oftalmologista, principalmente se você já tiver um problema de visão ou tiver algum fator de risco como diabetes, hipertensão ou tiver histórico familiar de glaucoma, catarata ou degeneração macular. Também é altamente recomendável para quem utiliza algum medicamento que produza efeitos colaterais nos olhos.

#VemproCasarão aqui você encontra atendimento de profissionais experientes na área! Esperamos por você!

Tel: (11)3873-0955

Leia também:

1.357 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page