Buscar
  • Casarão do Óculos

Mexer no celular antes de dormir pode causar cegueira!


Fazer uma boa noite de sono é essencial se você quiser começar a manhã seguinte brilhante, alerta e pronto para enfrentar o mundo. Todo mundo tem um Smartphone hoje em dia, e a maioria de nós não pode viver sem eles à medida que nossas vidas sociais e profissionais se tornam cada vez mais dependentes deles, O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, é um deles, e pode causar danos à visão. Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, relatou dois casos de mulheres britânicas que ficaram temporariamente cegas por checarem constantemente seus celulares na ausência de luz ambiente.

No primeiro caso, uma jovem de 22 anos disse ao seu médico que estava com problemas para enxergar com o olho direito a noite, quando já estava deitada. Essa condição se repetiu diversas vezes por semana, ao longo de um ano. Segundo a paciente, quando isso acontecia, ela só conseguia ver o contorno dos objetos com o olho direito, embora sua visão estivesse normal no olho esquerdo, e em ambos os olhos no dia seguinte. Um exame ocular mostrou que sua visão estava normal, e ela não tinha sinais de coágulo de sangue ou outras condições relacionadas à perda temporária de visão.

O segundo caso aconteceu com uma mulher de 40 anos. Ela relatou aos médicos que acordou um dia de manhã e não conseguia enxergar de um olho. Esse problema permaneceu por cerca de 15 minutos e se repetiu eventualmente ao longo de seis meses.

Após conversar com as pacientes, os médicos descobriram que os problemas de visão de ambas apareceram depois que elas ficavam mexendo em seus smartphones durante vários minutos, enquanto estavam deitadas de lado na cama, no escuro, e olhavam a a tela com apenas um olho (o outro olho ficava coberto pelo travesseiro).

“Dessa forma, você fica com um olho adaptado à luz porque está olhando para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado ao claro parece estar ‘cego’, até que ele consiga se adaptar à ausência de luz”, escreveram os autores.

Felizmente, de acordo com os optometristas, existe uma forma simples de evitar este problema: basta usar ambos os olhos quando olhar para a tela do celular no escuro.

Porém, o uso prolongado de computador e celular também podem afetar a visão!

Quem está reclamando são principalmente jovens e adolescentes. De repente, as imagens ficam turvas, o olho se acomoda e não conseguem fazer o foco à distância. Parece miopia, mas não é. É abuso de computador, tablets, smartphones. Os olhos sentem o excesso e reclamam.

Isso já aconteceu com você? Estar assim um bom tempo com o rosto bem perto da tela e aí você tenta olhar alguma coisa distante e vê tudo meio embaçado? Tem sido bem comum. É que o olho da gente está ficando mal-acostumado. Isso é o que os médicos têm chamado de falsa miopia.

Dá também irritação nos olhos. A queixa tem vindo muito de crianças e jovens. Quanto mais tempo com a cara nos eletrônicos, pior. A explicação simplificada é esta: o olho da gente tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas com o vício, o músculo demora para se acomodar na posição certa. Aí, leva algum tempo para voltar.

Não seria caso de óculos e nem de cirurgia, nem de lentes de contato também. Mas se o excesso continuar... Com o tempo, ele pode desenvolver uma miopia de verdade porque os estudos vão exigindo cada vez mais. O que é fundamental, então?

Controlar o tempo e fazer um pequeno exercício: olha perto, olha longe, olha perto, olha longe, para que ele destrave esse músculo, para que ele relaxe essa musculatura. Umas 30 repetições pelo menos. Afastar o rosto da tela o máximo possível também é uma boa.

Outro conselho dos médicos é diminuir o tempo no computador para, no máximo, 50 minutos. Depois, também é bom dar uma descansada, caminhar pelo ambiente de trabalho, dar uma desligada, e piscar os olhos várias vezes também ajuda.

E se você tem sentido cansaço, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento visual e dor de cabeça. E além disso, visão turva e a sensação de algum corpo estranho estar na região dos olhos, FIQUE ATENTO! Pois pode ser que já esteja desenvolvendo Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

O SVRC é uma doença que atinge, principalmente, jovens e jovens-adultos e está relacionada ao desconforto visual que muitos indivíduos sentem ao passar mais de duas horas na frente de uma tela digital.

Procure seu médico e vá regularmente ao OPTOMETRISTA! Profissionais que podem indicar várias opções de exercícios para sua vista.

O Casarão do Óculos, conta com profissionais capacitados e treinados em atender seja qual for sua necessidade!

#VemproCasarão

#desconfortovisual #SVRC #SíndromeVisual #vistacansada #dordecabeça #celular #smartphone #tablet #Muitotemponocomputador #computador #PC

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo