Você sabe o que é Presbiopia?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Você sabe o que é Presbiopia?


Ao dirigir ou andando pela rua você consegue ler um letreiro de longe mas quando precisa ler um simples folheto as coisas ficam mais complicadas e embaçadas? Para enxergar melhor, você sempre precisa afastar o que está à sua frente e com o passar dos anos parece que seu braço vai ficando curto? Você pode ter Presbiopia e não sabe.

A medida que os anos passam o nosso corpo começa um processo de envelhecimento e com os nossos olhos não é diferente. Conhecemos ou já ouvimos falar sobre presbiopia só que pelo o nome de “Vista Cansada“. Geralmente essa situação começa à partir dos 40 anos de idade.

Você começa a perceber os sintomas quando ao ler um livro ou revista é necessário afastá-los para conseguir ler o que esta escrito. Em uma situação com pouca luz a dificuldade na leitura aumenta ainda mais. Um bom exemplo é tentar ler um cardápio em um restaurante onde geralmente o ambiente é naturalmente mais escuro.

Sem a devida correção que possuí presbiopia começa a ter dores de cabeça e cansaço nos olhos. Isso fica mais perceptível quando a pessoa começa a precisar segurar um texto a uma distância maior do que antes para conseguir visualizá-lo bem. É por isso que esse problema visual também é conhecido como síndrome do braço esticado.

O que causa a Presbiopia?

A Presbiopia é uma degeneração natural do cristalino que acontece a medida que envelhecemos.

Quando nascemos nosso cristalino (a lente natural do olho) é super flexível, sendo capaz de se adaptar à diversas situações e necessidades. Mas, com o avançar da idade, ele vai perdendo essa flexibilidade e se tornando cada vez mais “duro”. Como é o cristalino o responsável por alterar o foco dos nossos olhos entre objetos distantes e próximos, a medida que ele vai endurecendo, fica cada vez mais difícil realizar essa mudança.

No caso da presbiopia, ao endurecer, o cristalino adquire uma “posição” fixa, focando apenas nas coisas mais distantes, que é mais fácil e confortável para o olho. É por isso que as pessoas com esse problema de visão não conseguem enxergar de perto e, ao tentar, por exemplo, ler um jornal, precisam esticar os braços para afastar mais o texto e poderem enxergar.

Presbiopia tem correção?

Sim! A presbiopia normalmente é corrigida com o uso de lentes de contato ou óculos. Eles podem ser necessários apenas para leitura ou para todas as atividades diárias, dependendo do seu grau. Ambos podem ser receitados por um optometrista ou oftalmologista e geralmente dependem da sua escolha pessoal do fica melhor pra você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

https://www.facebook.com/casaraooculos/

Importante: Não confunda Presbiopia com Hipermetropia, pois a Presbiopia é uma situação relacionada ao cansaço na musculatura interna dos olhos e só aparece após os 40 anos de idade, enquanto a Hipermetropia não depende da idade.

QUER SABER MAIS???? #VemproCasarão

Temos uma equipe especializada para lhe atender! Ligue agora mesmo!.. ou entre em contato conosco!

279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page