Sabonete estraga lente dos óculos
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Sabonete nos óculos como antiembaçante danifica as lentes!

A máscara já é uma realidade no nosso dia a dia, mas pra quem usa óculos virou um grande transtorno, pois ao utilizar a máscara as lentes embaçam!



A lente do óculos embaça, porque com a máscara o calor da respiração sobe, e ao entrar em contato com a lente fria, este vapor se condensa e a lente fica embaçada.


Então realmente é um grande transtorno pra quem usa óculos! Porém, para evitar o incômodo, muitas pessoas têm dado a dica de usar sabonete como antiembaçante, o que não é recomendado.



A dica realmente funciona, porque ele forma uma película e o vapor não adere na lente, mas pela composição química extremamente alcalina do sabonetes (soda cáustica, sais de sódio), ácidos que, em contato com as lentes, irão danificá-las de forma irreversível.


O anti reflexo é composto por 3 camadas:

A mais externa é o hidrofóbico, depois vem o anti-reflexo e embaixo aderido à lente o anti-risco.



Com o sabonete, começa a danificar esta primeira camada e depois vai atingindo as outras camadas, vai descascar o anti-reflexo e com o tempo vai ficando todo embaçado e craquelado.


Por isso, também sempre recomendamos aqui, nunca utilizar álcool para higienizar os óculos, pois a composição química do produto também é pode degradá-las ou até mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas ou manchadas com o uso de álcool.


Há entendi! Mas no meu caso, meu óculos não tem anti-reflexo!


Mesmo assim você vai ter problemas! Pois se passar o sabonete e depois limpar com lencinho, vai acabar riscando a sua lente e da mesma forma vai danifica-la.


E sim, os óculos devem ser higienizados frequentemente com água e detergente neutro. Mas, também muita atenção! Não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes do mesmo jeito e até mesmo a armação.



* Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes;

* Ao utilizar óculos e máscara, ajuste os elásticos ou laços para moldar a peça ao rosto. Assim, você evita que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração. Algumas máscaras têm uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar a peça no rosto.

* Use o peso dos óculos para bloquear o ar puxando a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na parte inferior do queixo. Depois, deixe os óculos descansarem em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes. Essa dica vai depender do modelo da armação, pois com óculos menores não dá para fazer desse jeito;

* Nunca utilize sabonete ou sabão seco, pois, como já mencionado aqui, os produtos possuem sais de sódio de ácidos na composição que, em contato com as lentes, vai danificá-las de forma irreversível. E você ainda poderá perder a garantia do antirreflexo do fabricante;

E ainda muito importante, sempre consulte um especialista quando souber de novas dicas compartilhadas nas redes.


Aqui no Casarão do Óculos, você também encontra lentes especiais, como as lentes HB Vision Anti-Fog Blue Light UV, com Anti-Embaçante e proteção contra a luz azul nociva.

2.671 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page