Exame de vista na volta às aulas
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Exame de vista na volta às aulas


O exame de vista também está nos preparativos para a volta às aulas.

volta às aulas exame de vista

Atualmente, muitas escolas exigem no início do ano letivo um laudo comprovando a acuidade visual de cada aluno, pois é sabido que um baixo rendimento pode ser causado pela má qualidade da visão. Feito num momento correto, o exame pode vir a ser determinante no desenvolvimento, no aprendizado e até no futuro de uma criança.

"Na realidade, hoje existe uma preocupação maior, antes das aulas começarem, das crianças serem examinadas pra gente observar se existe uma dificuldade na capacidade de enxergar ou não. Muitas vezes o que acontece com as crianças no colégio, principalmente as de baixa idade, que elas têm um baixo rendimento, uma dificuldade de aprendizado exatamente por não estarem enxergando muito bem. E elas ainda não têm a capacidade de discernir e informar aos pais do que está acontecendo. Elas não conseguem se manter atentas o tempo todo, porque estão em condições desconfortáveis de assistir uma aula", disse o oftalmologista.

exame visual crianças

O exame da visão, tem como finalidade avaliar a visão de cada olho separadamente verificando então se a acuidade visual está dentro de padrões de normalidade. É muito necessário para que a criança possa enxergar tudo de forma clara e perfeita daquilo que é mostrado em sala de aula, como por exemplo: letras, números, frases, desenhos... Quando a criança apresenta alguma deficiência visual, mesmo que mínima, pode acarretar na dificuldade em copiar, na leitura, na atenção e na memória visual, ocasionando muitas vezes desinteresse pela escola e principalmente pela leitura. Algumas escolas já exigem no ato da matrícula esse exame, pois, atualmente, as escolas se preocupam com a saúde da criança como um pré-requisito para a aprendizagem.

Na consulta, são realizados exames que avaliam a integridade anatômica e funcional das diversas partes do olho, dando ênfase ao diagnóstico de vícios de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo. A criança também deve ser submetida a exames de fundo de olho. O procedimento pode identificar doenças sérias como tumores e problemas vasculares.

Um dos problemas mais comuns encontrados em crianças é a hipermetropia: um erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Em função do cristalino da criança ser mais flexível, o erro de refração pode ser compensado com maior facilidade.

E você já levou seu filho(a) para fazer exame de vista?

Agende conosco seu atendimento! #VemproCasarão

Rua Monteiro de Melo - 454 - Lapa - São Paulo -(11) 3873-0955

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page