Mas afinal, pra que dilatar a pupila?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorCasarão do Óculos

Mas afinal, pra que dilatar a pupila?



Uns dilatam, outros não!! Será mesmo necessário?!

Porque é necessário dilatar a pupila?


A dilatação auxilia, e muito, na visualização do fundo do olho então para alguns pacientes que tenham risco de comorbidades (glaucoma ou riscos de roturas de retinas na periferia do olho dentre inúmeras outras...) essa prática é muito importante para a realização do exame de maneira mais acurada.


Entretanto as vezes a intenção não é a dilatação, mas sim paralisar o músculo do olho para que assim seja possível encontrar o "grau de verdade" do paciente, diminuindo as chances de passar a mais ou a menos, isso é frequente em menores de 40 anos ( pois, quanto mais novo, mais forte é esse músculo). Essas pessoas devem realizar a refração (medição do grau) com a pupila dilatada, já que é comum que ocorram mais alterações no grau de refração neste período.


Com a dilatação da pupila é possível avaliar as condições do nervo óptico e da retina, o que possibilita diagnósticos precoces. É importante lembrar que esta checagem é fundamental para pessoas diabéticas, hipertensas, que possuem de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, dentre outras patologias, pois as mesmas podem afetar a saúde ocular.


Infelizmente não é possível saber se o oftalmologista vai dilatar a pupila ou não antes de chegar à consulta. Por isso, aconselhamos que os pacientes levem acompanhantes quando vão ao médico, já que após a dilatação a visão pode ficar turva por um período mínimo de 3 a 4 horas.



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page